quinta-feira, 18 de junho de 2020

EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE VERDELÂNDIA É DESTAQUE NACIONAL ENTRE AS EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL



Foto reprodução/PV
Ellen Bárbara Santos Domingues Morais, Secretaria de Educação de Verdelândia: aulas diferentes e apoio da família no ensino das crianças.

VERDELÂNDIA (por Oliveira Júnior) – Uma reinvenção profissional com apoio das famílias dos alunos para que as crianças não fossem prejudicadas com as medidas adotadas perante a pandemia de enfrentamento à Covid-19. Essa foi a ação da Prefeitura de Verdelândia, através da Secretaria Municipal de Educação, quanto à continuidade das atividades do Ensino Infantil.
Os educadores se empenharam e contaram com a participação dos pais dos alunos. Essa experiência da Educação de Verdelândia em tempos de isolamento social vem se destacando em Minas Gerais e no território nacional. O professor Júlio Furtado, Doutor em Ciências da Educação, inseriu a iniciativa da Secretaria de Educação de Verdelândia entre as experiências bem sucedidas nesse período de pandemia que provocou a suspensão das aulas presenciais.
Imagem PV
Ellen Bárbara Santos Domingues Morais, Secretaria de Educação de Verdelândia: aulas diferentes e apoio da família no ensino das crianças.

Mas, como fazer com as crianças que não têm condições de serem instruídas à distância? Essa foi a indagação da secretária municipal de Educação de Verdelândia, Ellen Bárbara Santos Domingues Morais. “Os professores, monitores têm se reinventados profissionalmente com o envio de roteiros de atividades, brincadeiras e histórias através de grupos da rede social onde os profissionais da Educação têm interagido com as crianças e com os pais”, frisou Ellen Morais.
O casal Sandra e Adélcio da Silva enalteceram a atitude da Secretaria de Educação da Prefeitura de Verdelândia em propor e executar a metodologia de ensino participativa envolvendo os pais. Adélcio destacou o material pedagógico disponibilizado para que ele e a esposa pudessem ajudar no aprendizado do filho matriculado no Ensino Infantil. “Agradecemos a Prefeitura de Verdelândia por esse comprometimento com o ensino das crianças”, mencionou.
Para a Professora Eni Miranda de Souza, da Educação Infantil de Verdelândia, é um momento desafiador, porém instigante para que o educador pense no foca maior que é o aluno. “Quando pensamos no nosso aluno como centro das nossas atenções começamos a desdobrar, a pensar e criar aulas diferenciadas para que o aluno não perca esse momento de aprendizado”, argumentou Eni de Souza. Esse jeito diferente de ensinar, que vem sendo exercido em Verdelândia, chamou a atenção da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba, através da qual o renomado professor e consultor em Educação Júlio Furtado avaliou e inseriu como uma das experiências bem sucedidas em tempos de isolamento social.
Como forma de evitar as perdas pedagógicas diante da suspensão das aulas presenciais, a secretária de Educação Ellen Morais se reuniu com os profissionais da Educação e decidiram implantar as atividades remotas em toda a rede municipal, atendendo desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Criamos a nossa própria normativa, diretrizes através de portaria onde implantamos os Planos de Estudos Tutorados (PET) com o envio de atividades para que os alunos possam fazer na segurança que encontram em suas casas”, declarou a secretária de Educação de Verdelândia.
Mãe de aluna da rede municipal de Ensino, Ludimila Dias Oliveira concorda com a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em proporcionar a oportunidade para as crianças estudarem em casa, com apoio da família, e seguindo as seguindo as recomendações das autoridades da área sanitária. “É um desafio para nós professores”, comentou a educadora Josiene Batista Lima. No dia 1º de junho, os alunos da rede municipal de Ensino de Verdelândia receberam o segundo volume de atividades elaboradas por seus professores para serem feitas em casa com o auxílio de familiares.
O volume de atividades recebido contempla todo o mês de junho, visto que as aulas permanecem suspensas no estado de Minas Gerais em virtude da Pandemia. O material foi impresso e embalado com antecedência mínima de 3 dias ao dia da entrega aos estudantes. Além disto, as embalagens foram higienizadas com álcool 70% no momento da entrega. Todos esses cuidados foram tomados para que não houvesse possibilidade de envio de material com contaminação aos nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário