quinta-feira, 4 de junho de 2020

Salvador: ‘Estava na hora errada, no lugar errado’, diz parente de jovem morto em confronto no bairro da Paz


-
Jovem de 20 anos foi morto em confronto com a polícia no Bairro da Paz — Foto: Reprodução/TV Bahia

“Por quê com Lucas? Lucas não fez nada, não devia nada. Lucas era um menino bom, trabalhador. Nós entendemos e acreditamos que ele estava na hora errada, no lugar errado, porque não tem outra explicação. Chegarem assim atirando para matar dois jovens, assim do nada”. É o que diz um parente de um dos dois jovens que foram mortos em confronto com a polícia no Bairro da Paz, em Salvador.

Lucas Santos Soledade, de 20 anos, e Carlos Alberto Rodrigues de Jesus Junior, de 25 anos, foram mortos na segunda-feira (1), durante uma ação da polícia no bairro. O caso provocou um protesto no início da tarde desta quarta-feira (3): um ônibus foi atravessado e incendiado na Avenida Paralela.

De acordo com a Rondesp (Rondas Especiais Atlântico), policiais faziam uma ronda na Rua do Z, quando teriam sido recebidos a tiros. No tiroteio, Lucas e Carlos Alberto foram baleados e, então, levados para o Hospital Menandro de Farias, onde os óbitos foram constatados. A SSP afirma que a dupla era suspeita de tráfico de drogas e estaria armada durante a ação. Os suspeitos teriam percebido as viaturas e teriam disparado os tiros contra a polícia.

Parentes e amigos da dupla, no entanto, contam uma história diferente. Segundo as testemunhas, os dois estariam conversando dentro de uma casa quando foram mortos. Eles contam que a casa teria sido invadida e os dois teriam sido levados da comunidade, dentro da viatura, sem nenhuma alegação para o motivo da prisão.

“Não houve confronto nenhum. Eles [os policiais] agiram de forma covarde. Pegaram os meninos e levaram. Eles levaram para o hospital já mortos. A população está chateada. Eles chegaram invadindo as casas e levaram os dois. Eles levaram os dois na mala. Os policiais não falaram nada, não alegaram nada. Só chegaram e levaram”, contou um morador que não quis se identificar.

O parente de Lucas que conversou com a reportagem da TV Bahia também preferiu não se identificar. Ele afirmou que o jovem era trabalhador e esperava seu primeiro filho. Já Jamili Santos, uma amiga de Lucas, diz que o objetivo da comunidade é ter melhor segurança pública no Bairro da Paz.

“A gente está aqui reivindicado mais uma vez, ao governo do estado, sobre a segurança pública aplicada na comunidade, assassinando os nossos jovens”, contou Jamile.

Os dois rapazes foram enterrados, nesta terça, no Cemitério Campo Santo.

O outro jovem, de 25 anos, que também foi morto durante o confronto — Foto: Reprodução/TV Bahia

O protesto
Um ônibus do transporte público de Salvador foi incendiado no início da tarde desta quarta-feira (3), na Avenida Luís Viana Filho, conhecida como Paralela, durante uma manifestação contra a mortes de dois jovens. A informação é da Polícia Militar.

Ônibus pega fogo na Avenida Paralela, em Salvador. — Foto: Redes Sociais

Não há detalhes se havia passageiros no ônibus na hora em que o incêndio começou. Por volta das 13h20, as chamas já haviam sido debeladas. Segundo a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), por volta das 14h, o veículo já tinha sido retirado da via, depois ficar atravessado no local por quase 2h.

A manifestação provocou um engarramento de mais de 1 km na avenida. Após a situação, o fluxo dos veículos foi liberado. Os manifestantes fizeram, ainda, uma caminhada pacífica dentro do Bairro da Paz. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário