sexta-feira, 17 de setembro de 2021

AFETADOS POR INCÊNDIO EM JANAÚBA PEDEM INVESTIGAÇÃO PARA APURAR RESPONSABILIDADES

 


7 dias de muita destruição, um dano irreparável para o meio ambiente na região e muitos prejuízos para proprietários rurais. a estimativa é que algo entre 1500 e 2000 hectares de mata e pastos tenham sido devastados O fogo que ainda queima em algumas áreas próximas à Serra da Barragem do Bico da Pedra na cidade de Janaúba, teve evidentemente, uma origem. Em busca de responsabilização e consequente reparação, pessoas em toda região mas especialmente produtores e sitiantes do entorno da Serra do Espinhaço, pedem aos órgãos responsáveis uma investigação com finalidade de saber como o incêndio começou e porque não foi contido antes que pudesse produzir tantos danos. Nossa reportagem ouviu pessoas ligadas à prefeitura, ao corpo de bombeiros e também moradores da região e algumas informações foram repassadas. Um delas indica que o incêndio pode ter ocorrido em uma queimada realizada de forma ilegal e sem a devida supervisão. O proprietário de uma fazenda onde teria ocorrido o primeiro foco do incêndio, no entanto contesta essa afirmação. Segundo ele um transformador de energia da CEMIG que existe no local estaria soltando faíscas que teriam provocado primeira ignição. O produtor afirma que teria avisado com antecedência à estatal. Ele enviou à nossa reportagem fotos do que seria uma manutenção que ocorreu no local, no sábado(11), primeiro dia do incêndio. Nossa Reportagem também teve contato com a CEMIG e pediu informações sobre essa manutenção que foi confirmada. A companhia de energia, numa nota que foi enviada afirmou que foi feito um contato anterior relatando o defeito no transformador e que uma peça teria sido inclusive sido trocada no mesmo dia do incêndio. No final da nota, no entanto a CEMIG afirma que não teria como saber se havia relação do início do fogo com esse problema no transformador. Confira a nota na íntegra

“A Cemig esclarece que, por volta das 19h de sábado (11/09), enviou equipe à região de Poções, zona rural de janaúba, após solicitação de cliente que havia identificado um defeito na rede elétrica. Após localizar o problema, os técnicos efetuaram o desligamento para troca de peça defeituosa na rede elétrica. Contudo, é importante destacar que não houve registros no sistema da empresa de nenhum cliente com falta de energia devido à falha do equipamento. A Companhia informa, ainda, que está apurando se o defeito teve alguma relação com o início do incêndio. Ainda não é possível afirmar essa relação.”

FOTO: MOMENTO DRAMÁTICO: POPULAÇÃO ASSISTE ATÔNITA DURANTE A NOITE A DESTRUIÇÃO DE SEU PATRIMÔNIO NATURAL COM AMEAÇA À FONTE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA CIDADE.

Para a população da região, diante de uma nota, inconclusiva e de informações, portanto divergentes, é necessário que haja uma investigação sobre o assunto que envolva os órgãos fiscalizadores. Um representante da Prefeitura Municipal de Janaúba confirmou ao nosso site que deverá instaurar processo investigativo. O Ministério Público do Meio ambiente ainda não se posicionou oficialmente sobre a questão. No ano passado(2020) Outro grande incêndio devastou uma grande área na região conhecida como Jataí, também nos arredores da represa do Bico da Pedra. Naquela ocasião, o fogo queimou por mais de 30 dias dizimou milhares de hectares e trouxe prejuízos e prostração para moradores da região. Neste caso a Polícia Ambiental informou que havia indícios de que este incêndio teria sido intencional e criminoso. Nenhum responsável foi identificado e nem punido. Pesquisadores da Unimontes em conversa com nossa reportagem afirmam que eventos extremos como esses que vem ocorrendo de forma frequente vão contribuindo lentamente para a extinção de espécies na região e provocando também o empobrecimento do solo, o que torna cada vez mais difícil a recuperação das áreas afetadas. Por isso a importância fundamental de apurar e buscar nestes responsáveis os recursos para tentar amenizar os impactos do que vem acontecendo, sob pena da omissão gerar mais atos de negligência e mais prejuízos e danos.

Um caso ocorrido na região de Campos das Vertentes mostra que é possível e é incumbência legal e funcional dos órgãos competentes buscar a reponsabilidade por casos de crime ambiental ou negligência que impacte em danos ao meio ambiente e à economia Local. confira matéria do site portal 99.com.br

Após provocar um incêndio de grandes proporções em uma área de proteção ambiental da Serra de São José, na cidade de São João del-Rei, um homem de 44 anos foi multado pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG) nesta quinta-feira (16/9) em mais de R$ 3 milhões. Questionada pela reportagem, a PMMG informou que o homem ateou fogo em parte de sua propriedade rural – que mantém atividade agrícola no município mineiro localizado no Campo das Vertentes – com o objetivo de diminuir a área de pasto. No entanto, as chamas se alastraram, e um grande incêndio, que começou no dia 5 de setembro e terminou no dia 10 do mesmo mês, destruiu 925 hectares de vegetação – o que também afetou as zonas rurais de Coronel Xavier Chaves e Prados, municípios que integram a área de proteção ambiental da Serra de São José. Conforme a ocorrência registrada pela PMMG, o incêndio florestal causou a destruição da vida animal e vegetal, empobreceu o solo e consumiu muitas plantações, gerando grandes prejuízos às atividades agrícolas de diversas fazendas da região.  Ao todo, cinco aeronaves, um drone, 10 bombeiros militares e 63 brigadistas deram apoio à operação de combate às chamas – que contou com equipes de São João del-Rei e Barbacena. Por fim, a PMMG informa que o autor foi identificado por meio dos depoimentos de testemunhas. No entanto, o mesmo não foi encontrado durante as diligências policiais no local. Logo, um auto de infração foi lavrado no valor de R$ 3.830.679,02. Além da multa, o autor responderá pelos crimes de incêndio florestal e danos patrimoniais.”

Esse exemplo mostra que com algum esforço do poder público é possível criar uma percepção de maior respeito ao meio ambiente, ou na pior mas também benéfica das hipóteses, pelo medo do peso da lei fazer com que instituições e pessoas possam pensar com maior responsabilidade a forma como utilizam o espaço onde estão constituídos e também se utilizam fins diversos. A População de Janaúba e região aguarda respostas.

FOTO: – FOGO AMEAÇANDO INSTALAÇÕES DA UNIMONTES PERTO DA BARRAGEM DE JANAÚBA


https://ambrosioprates.wordpress.com/2021/09/17/afetados-por-incendio-em-janauba-pedem-investigacao-para-aourar-responsabilidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário