quinta-feira, 30 de setembro de 2021

SANTA CASA MONTES CLAROS RECEBE HOMENAGEM DA ALMG PELOS 150 ANOS DE FUNDAÇÃO

 



Texto: Ana Paula Paixão / Fotos: Hudson Brazil

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou na última segunda-feira (27/9/21), Reunião Especial de Plenário em homenagem à Santa Casa de Montes Claros pelos 150 anos de trabalhos prestados à população da região. O requerimento da solenidade teve como primeiro signatário o deputado Carlos Pimenta (PDT), no qual ele e os demais parlamentares que solicitaram a homenagem, destacaram o papel da entidade no cenário da pandemia de Covid-19, atendendo a centenas de pacientes internados nas enfermarias e nos centros de tratamento intensivo (CTIs). A permanente atuação na área de transplantes também foi ressaltada.

Durante discurso, o deputado Carlos Pimenta (PDT) falou sobre a relevância do hospital não só para a região, mas para todo o país. "A Santa Casa é uma casa acolhedora. Hoje ela ocupa mais de 20.000 metros quadrados de área construída, sendo referência no atendimento dos casos mais complexos e sempre buscando avançar sua autossustentação, com profissionalismo e competência".

Criada em 1871 como Irmandade Nossa Senhora das Mercês da Santa Casa de Montes Claros, a Instituição passou a fazer parte da Igreja Católica em 1878, por ato de Dom João Antônio dos Santos, Bispo de Diamantina. Dom João Justino, atual Arcebispo de Montes Claros e autoridade máxima do hospital, em um discurso emocionante, saudou os presentes e destacou a honra que foi para a Instituição receber a homenagem. "Montes Claros e todo o Norte de Minas celebra com júbilo o sesquicentenário da Santa Casa. A sensibilidade do deputado Carlos Pimenta reforça como toda a população da região é beneficiada pelos serviços prestados pelo hospital".

Considerado o maior hospital do Norte de Minas, a Instituição possui, atualmente, 405 leitos, sendo 80% deles destinados ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realizando cerca de 1,5 milhão de atendimentos por ano. Além disso, tem mais de 2,1 mil funcionários, com mais de 450 médicos e outros profissionais que compõem os corpos clínico, assistencial e administrativo do hospital.

O superintendente do hospital, Maurício Sérgio Sousa e Silva agradeceu a homenagem e disse que, em conjunto com o provedor Gilson Caldeira e toda direção do hospital vem preparando a Instituição para os próximos 150 anos. "Estamos focados na sustentabilidade da Instituição e um dos projetos que está em andamento é a construção de duas torres, sendo uma com 31 andares e outra com 15. Nos próximos anos, teremos um hospital vertical, estruturado com mais tecnologia, um ambiente mais confortável e humanizado para toda nossa região".

O deputado federal Marcelo Freitas (PSL/MG), que falou sobre o trabalho zeloso que a Santa Casa tem feito pela população, além de ressaltar que o hospital está ancorado na fé e na ciência. Também participou da solenidade o deputado estadual Gil Pereira (PSD), que deu seu testemunho ressaltando o quanto a Santa Casa presta excelentes serviços para a região e reconheceu que a Instituição é referência para todo o país. O deputado Tadeu Martins Leite (MDB) e 1º secretário da ALMG, representando o deputado Agostinho Patrus (PV) presidente da Mesa da Assembleia; conduziu a Reunião Especial e falou sobre a importância da Santa Casa ao dizer que a Instituição faz o bem e que isso é essencial, pois o hospital presta um serviço com amor e humanidade. 

Também estiveram presentes na homenagem os ex-vereadores por Montes Claros Ildefonso Pereira e Edmilson Magalhães; os diretores da Santa Casa Hugo Soares, Carlos Lima, Leandro Sarmento e Alex Fabiano Vieira. Em virtude da situação de pandemia, outros convidados acompanharam a transmissão da reunião através do canal da ALMG no YouTube.




ANA PAULA PAIXÃO

Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

Tel.: 38 3229.2205 98834.1267

Nenhum comentário:

Postar um comentário