sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Futsal ganha universidade para alavancar a profissionalização do esporte

 


FOTO: Coordenador técnico da seleção brasileira de futsal Fernando Ferretti / Divulgação 



Universidade do Futsal chega para ajudar na capacitação do esporte

 

Em alta, modalidade ganha espaço, luta para se tornar esporte olímpico e investe na profissionalização. A Universidade do Futsal vai contar com o treinador da seleção brasileira Marquinhos Xavier e com o coordenador técnico Fernando Ferretti no corpo docente

 

A evolução do futsal no mundo, o excelente desempenho do Brasil na modalidade, a expectativa de ver o esporte nas olimpíadas, e a falta de cursos de capacitação para os profissionais do futsal no mercado foram algumas das motivações para a criação da Universidade do Futsal, que estreia no mês de setembro. O futsal é o quinto esporte mais praticado no país, com mais de 10 milhões de adeptos. Das oito edições da Copa do Mundo de Futsal da Fifa, o Brasil faturou cinco. “A Universidade do Futsal vem para atender à demanda por formação profissional, tanto de quem quer entrar na área, quanto de quem já atua no jogo de forma amadora ou profissional, porque a tendência do esporte é crescer, e a do mercado é exigir cada vez mais excelência não só de quem está nas quadras, mas de todos os profissionais envolvidos”, diz um dos sócios da Universidade do Futebol e líder do projeto, Rafael Lacerda.

 

O empreendimento é da Universidade do Futebol, um dos principais centros de formação do esporte, que capacitou nos últimos 18 anos cerca de 31 mil alunos. O momento não poderia ser melhor, quando o Brasil está próximo de iniciar sua campanha na Copa do Mundo de 2021, que está acontecendo na Lituânia.

 

Tendo como público-alvo treinadores e jogadores amadores, estudantes de educação física, entusiastas da modalidade, e também treinadores e jogadores profissionais, a Universidade dá o ponta pé inicial com o curso "Sistema Defensivo do Futsal na prática: uma boa equipe começa por uma defesa sólida", que será ministrado pelo atual treinador da seleção brasileira de futsal Marquinhos Xavier e pelo coordenador técnico da seleção brasileira de futsal Fernando Ferretti. Ambos são considerados um dos maiores nomes da modalidade no mundo inteiro. “A Universidade do Futsal chega com a força e estrutura da Universidade do Futebol para disseminar o conhecimento e a capacidade dos melhores professores do mercado, explorando temas específicos da preparação técnico/tática do Futsal”, diz Ferretti, que é considerado por muitos um dos maiores treinadores da história da modalidade.

 

Segundo o coordenador de marketing e vendas da Universidade do Futebol, Henrique Lucena, o Brasil é um celeiro de craques do futsal, que muitas vezes naturalmente acabam migrando para o futebol de campo ainda jovens. O futebol de campo acaba sendo mais atrativo, pois os clubes possuem muito mais apelo, presença na mídia, e consequentemente mais patrocínio e dinheiro sendo movimentado.

 

“No Brasil existe a cultura do início de carreira no futsal, que é onde se aprende muita técnica com o contato mais frequente com a bola, velocidade de raciocínio, capacidade de performar em espaços pequenos, entre outros fundamentos que acabam complementando e melhorando a prática dos jogadores e jogadoras que transicionam para os gramados”, diz Lucena.

 

Rafael Lacerda acredita que assim que o esporte entrar para o programa dos Jogos Olímpicos, com o Brasil favorito, o cenário do futsal tende a evoluir positivamente em termos de procura e crescimento. “Existem boas chances de observarmos esse efeito, como já estamos observando o exemplo do skate, que estreou na última edição. O bom desempenho do Brasil nos Jogos Olímpicos já está trazendo um ‘boom’ de procura para a prática do esporte. A tendência é ocorrer algo parecido em relação ao futsal, que terá mais visibilidade, possivelmente uma maior procura e, consequentemente mais investimentos”, analisa.

 

Serviço:

Live “O Cenário do Futsal no Brasil”, com Fernando Ferretti

Data: 14/09/2021

Hora: 20hs

Valor: Gratuito

Mais informações: Acompanhe as redes sociais da UdoF para novidades instagram.com/udofutebol

 

Live “Sistemas defensivos do futsal na prática”, com Fernando Ferretti

Data: 16/09/2021

Hora: 20hs

Valor: Gratuito

Mais informações: Acompanhe as redes sociais da UdoF para novidades instagram.com/udofutebol

 

 

Sobre a Universidade do Futebol

Fundada em 2003, a Universidade do Futebol é uma instituição especializada em processos de aprendizagem e disseminação do conhecimento sobre futebol e pelo futebol. A Universidade estuda, pesquisa, produz, divulga e propõe mudanças nas diferentes áreas e setores relacionados ao universo do futebol, enquanto atividade econômica e importante manifestação de nosso patrimônio cultural, nas dimensões socioeducativas e no alto rendimento.

 

 

 

 

 

Izabela Ferreira

Relacionamento com a Imprensa

Rede Comunicação de Resultado

(31) 2537-5731 - 99835-6427

www.redecomunicacao.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário