segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Microempreendedores vão contar com uma mãozinha para lidar com as questões contábeis

 


Microempreendedores vão contar com uma mãozinha para lidar com as questões contábeis

A Una Cristiano Machado vai auxiliar microempreendedores individuais e profissionais autônomos na regularização e cumprimento das obrigações acessórias junto ao fisco

 

As obrigações legais são apenas uma das preocupações de quem quer empreender. E sem planejamento tributário, o empresário corre o risco de não recolher algum imposto, o que vai acarretar em problemas com o fisco, e consequentemente, em perda de dinheiro. Pensando nisso, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Una Cristiano Machado, da Ânima Educação, vai oferecer consultorias e atendimentos gratuitos para pequenos empreendedores que enfrentam dificuldades com as principais questões contábeis.

 

Segundo o professor de Ciências Contábeis Thiago Santos, no Brasil, microempreendedores individuais e autônomos, são muitas vezes pessoas que perderam seu posto de trabalho formal ou realizam alguma atividade paralela ao emprego para complementar a renda. “A pandemia fez com que o Brasil tivesse um recorde de novas empresas, como reflexo da crise e do aumento do desemprego. Na maioria das vezes, os negócios são abertos com o orçamento apertado. E tendo apoio especializado para lidar com as questões contábeis e tributárias, sobra mais tempo e energia para investir no novo projeto”, diz.

 

O pequeno empreendedor precisa lidar com a regularização inicial da empresa, com a inscrição no portal do governo ou registro do profissional autônomo na Junta Comercial do Estado, e com o cumprimento das obrigações acessórias junto ao fisco, ou seja, declarações que devem ser prestadas periodicamente, além das obrigações principais, ou seja, o cálculo do tributo devido pela atividade exercida.

Não cumprir corretamente com essas questões ocasiona em multas e execuções fiscais por parte das receitas federal, estadual e municipal além de impossibilitar o acesso a linhas de financiamento e a abertura de contas correntes para o empreendimento.

Por meio do NAF, professores e alunos, também vão promover discussões sobre educação financeira e previdenciária junto a este público. “Vamos realizar ciclos de formação sobre fiscalidade e contabilidade como instrumento de gestão dos pequenos negócios locais”, explica.

Os microempreendedores individuais e profissionais autônomos interessados devem se inscrever pelo link www.una.br/consultoriacontabil .

 

 

 

Izabela Ferreira

Relacionamento com a Imprensa

Rede Comunicação de Resultado

(31) 2537-5731 - 99835-6427

www.redecomunicacao.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário