segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Setembro Amarelo: Suvisa divulga painel sobre lesão autoprovocada e suicídios

 



A Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA) e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), através da Coordenação de Doenças e Agravos não Transmissíveis (CODANT), elaborou e divulgou o painel sobre lesão autoprovocada e suicídios, enviado aos Núcleos e Bases Regionais de Saúde (NRS/BRS). Em alusão ao mês de “Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida”, a iniciativa tem o objetivo de subsidiar a realização de atividades de mobilização junto aos municípios das suas áreas de abrangência.

Foi elaborado ainda um infográfico contemplando dados e informações sobre as lesões autoprovocadas e os suicídios registrados no Estado da Bahia. Internamente, a CODANT enfatizará a importância e a necessidade de conscientização sobre a temática, disponibilizando durante este mês, na sala de espera da DIVEP, o banner com dados e informações sobre a temática e o acesso ao infográfico através de QR-code disponibilizado em cartazes afixados na unidade.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

O suicídio é o resultado de uma convergência de fatores de risco genéticos, psicológicos, sociais e culturais e outros, às vezes combinados com experiências de trauma e perda. Pessoas que tiram a própria vida representam um grupo heterogêneo, com influências causais únicas, complexas e multifacetadas que precedem seu ato final.

Todos os anos, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte em todo o mundo para pessoas de todas as idades. É responsável por mais de 800.000 mortes, o que equivale a um suicídio a cada 40 segundos. Na Bahia no período de 2009 a 2021, foram notificados no Sistema de Informação de Agravo de Notificações (SINAN) 12.416 casos de lesão autoprovocada (autoagressões e tentativas de suicido) e no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) 6.698 suicídios.

Para ter acesso ao painel, clique aqui.

Fonte: Suvisa

http://www.saude.ba.gov.br/2021/09/03/setembro-amarelo-suvisa-divulga-painel-sobre-lesao-autoprovocada-e-suicidios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário