quinta-feira, 30 de setembro de 2021

MONTES CLAROS MG. SANTA CASA USA METÁFORA DA LAGARTA PARA CHAMAR ATENÇÃO PARA O OUTUBRO ROSA

 


Com o tema: "O autocuidado te transforma! Quanto antes, melhor", a Santa Casa de Montes Claros, em parceria com as clínicas Radialis e Oncocenter, realiza durante o  mês de outubro mais uma ação de alerta à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama - doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando um tumor com potencial de espalhar-se para o restante do corpo. Este ano, a campanha foi baseada na metamorfose da lagarta que se transforma em borboleta. A metáfora simboliza o despertar feminino para o autocuidado.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2021 a estimativa era de mais de sessenta e cinco mil (66.280) novos casos. Já o Atlas de Mortalidade por Câncer aponta que, somente em 2019, mais de dezoito mil (18.068) mulheres morreram em decorrência da doença. O INCA ainda destaca que o câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Além disso, o órgão aponta que existe vários tipos de câncer de mama, sendo que alguns tem desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

Em virtude disso, a Santa Casa de Montes Claros preparou várias ações para o mês de outubro. A primeira delas, batizada como "Marco Zero",  será realizada na próxima segunda-feira (04/10), às 16h30. Dentro da programação será realizada a "Caminhada da Saúde" e a soltura de balões biodegradáveis cor-de-rosa com semente de reflorestamento, simbolizando o despertar feminino para o assunto.

Entre os dias 01 a 31 de outubro, as praças que contam com o projeto "Jardins para as Borboletas", bem como as clínicas Radialis e Oncocenter e a fachada principal do hospital, serão decoradas e iluminadas na cor rosa. Já no dia 08/10 será realizada entrega de brindes para pacientes em tratamento no hospital. A iniciativa contará com um momento de bênção, distribuição de lanche individual e uma homenagem musical.

Também serão realizadas palestras educativas, que podem ser solicitadas através do contato: 38 3229-2116. Além disso, no dia 27/10, as clínicas Radialis e Oncocenter realizarão um Congresso Científico, tendo como público-alvo médicos especialistas no assunto. E, para finalizar as ações, no dia 28/10 a Santa Casa fará mais uma edição do "Papo Rosa", um encontro das madrinhas da campanha e outras convidadas.

______
Instagram: @santacasademontesclaros
Facebook: @santacasamontesclaros




ANA PAULA PAIXÃO

Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

Tel.: 38 3229.2205 98834.1267

Por Ana Paula Paixão


Nenhum comentário:

Postar um comentário