quinta-feira, 30 de setembro de 2021

RELATÓRIO DA POLÍCIA AMBIENTAL RECOMENDA MULTA DE 6 MILHÕES E 799 MIL REAIS PARA CEMIG POR INCÊNDIO NO TAQUARIL EM JANAÚBA.

 


A Polícia do Meio ambiente fechou o relatório sobre as causas e danos provocados pelo incêndio ocorrido na serra do Taquaril em Janaúba. Desde o início da ocorrência a Polícia Ambiental ouviu pessoas e juntou outros elementos que indicam que o fogo foi provocado realmente por fagulhas que vieram de um transformador da CEMIG. De acordo com informações das quais nossa reportagem teve acesso, pelos menos duas testemunhas afirmaram categoricamente que viram por três vezes o equipamento soltando fagulhas até que em uma delas a vegetação ao redor foi atingida dando início ao incêndio. A Polícia tem também um conjunto de imagens que mostram pessoal ligado a CEMIG no dia do incêndio no local dando manutenção no transformador e uma mensagem da própria companhia, comprovando que no dia incêndio eles estiveram no local atendendo pedido de moradores que já haviam relatado o defeito fazendo a manutenção depois que o fogo já havia se alastrado. O relatório aponta que uma área de 1211 hectares mata foram destruídos com uma perda imensa de espécimes da fauna e flora da região. Por intermédio de um cálculo das perdas provocadas pela destruição no meio ambiente, foi estabelecida uma multa de 6,79, milhões de reais que deve se aplicado à CEMIG, no caso de comprovação da responsabilidade. O relatório agora está sendo enviado para subsidiar o inquérito da Polícia Civil e também para o Ministério Público para que haja o prosseguimento da ação que deverá pedir a reparação.

AMBROSIOPRATES.COM

https://ambrosioprates.wordpress.com/2021/09/30/relatorio-da-policia-ambiental-recomenda-multa-de-6-milhoes-e-799-mil-reais-para-cemig-por-incendio-no-taquaril-em-janauba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário