terça-feira, 9 de junho de 2020

Governo de Minas Gerais analisa, em média, 239 exames de Covid-19 por dia, apenas 6% da capacidade


Laboratório de Sete Lagoas foi credenciado, na última semana, para analisar amostras de 34 municípios da macrorregião — Foto: Assessoria de Comunicação/ Divulgação


Um fator importante que pode afetar a quantidade de análises realizadas pelo governo está na aquisição de insumos.


Minas Gerais tem capacidade para testar, diariamente, mais de 3.590 pessoas com suspeita do novo coronavírus no estado. Mas só realiza, em média, 239 exames por dia, o que representa pouco mais de 6% da capacidade.

Os dados foram divulgados em um relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES) na última terça-feira (2), e os números continuavam os mesmos até esta segunda-feira (8), segundo a SES.

De acordo com o documento, o estado conta com 15 laboratórios credenciados para fazer a testagem, espalhados por quase todas as regiões de Minas. O último que foi credenciado, de Sete Lagoas, começou a fazer as análises na última semana. Seis deles estão em processo de validação.

Atualmente, Belo Horizonte concentra 85% dos exames realizados até o início do mês de junho, com 19.185 testes analisados pela Fundação Ezequiel Dias, do total de 22.443 realizados até o dia 2 de junho.

Não é coincidência, portanto, que a região central do estado seja a área com o maior número de diagnósticos da doença. As outras regiões que mais testam são a Sul e parte da Zona da Mata, que também acumulam os maiores números da Covid-19 em Minas.

Um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos do estado, segundo o IBGE, o Vale do Jequitinhonha é a região que menos testa. Por lá, foram confirmados oito casos da Covid-19 e uma morte, de acordo com o Ministério da Saúde, no dia 5 de junho.

A Secretaria de Saúde reconhece que o número de exames está muito aquém da capacidade. No relatório, a SES esclarece que o credenciamento desses 15 laboratórios pode descentralizar os diagnósticos. A maior parte dessas estruturas estão dentro de universidades federais. A Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata, fez apenas 267 testes até o dia 2 de junho. De acordo com a própria UFV, a estrutura montada pode realizar 200 testes diários.

Um fator importante que pode afetar a quantidade de análises realizadas pelo governo está na aquisição de insumos. Segundo a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde é o responsável pelo repasse desses materiais, mas uma carga complementar, com 150 mil kits para exames foi adquirida pelo estado. Uma primeira remessa, com 50 mil kits já está com o governo desde o dia 26 de maio e tem previsão de entrega para os laboratórios nesta semana.

Ainda de acordo com a SES, outros insumos ainda precisam ser adquiridos para apoiar a realização dos exames. Porém, os dados divulgados pela pasta no mesmo relatório mostram que apenas 310 kits estavam prontos para coletas de amostras de pacientes com suspeita da doença.

Baixa testagem

Um levantamento feito pelo G1 em maio mostrou que Minas Gerais é o segundo estado que menos testa no Brasil. Na época, ficava à frente apenas do Rio de Janeiro. O Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, informou que não faz mais testes porque "o pior está por vir", se referindo ao pico da doença no estado, previsto para julho.

Minas Gerais tem a segunda menor taxa de testes para a Covid-19, no pais
00:00/03:24

Minas Gerais tem a segunda menor taxa de testes para a Covid-19, no pais

Rede Particular

O número de exames realizados em laboratórios particulares ultrapassou a quantidade feita pelo estado. Até o dia 2 de junho, foram feitos 28.823 testes, quase 23% a mais que a rede pública. Desse total, 2.761 resultados deram positivo para a Covid-19. Os números, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, são compilados à medida em que os laboratórios notificam a pasta.

Testes Rápidos

MG recebeu 783.960 testes rápidos — Foto: Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo

MG recebeu 783.960 testes rápidos — Foto: Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo

Com relação aos testes rápidos, o governo de Minas afirmou ter recebido 39.198 caixas do Ministério da Saúde, o que equivale a 783.960 testes. Do total prometido ao estado, ainda devem chegar mais de 256 mil testes. Ainda segundo a SES, todos os municípios mineiros devem receber exames desse tipo.

Até o início do mês, o governo distribuiu 441.600 testes rápidos para as prefeituras, com base em protocolo definido pelo Ministério da Saúde. Cada município é responsável pela definição de critérios para a aplicação dos exames em pacientes com suspeita de Covid-19.

O governo do estado já foi notificado da realização de 22.266 testes desse tipo, número que agrega exames da rede pública e particular. Até o dia 2 de junho, quase 5 mil pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 a partir dos resultados desse tipo de exame.


Por Guilherme Pimenta, G1 Minas — Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário