domingo, 7 de junho de 2020

NOITE DE APUROS NO SISTEMA HOSPITALAR DE JANAÚBA, UTI PARA A COVID-19 FICOU LOTADA E UM PACIENTE EM SITUAÇÃO GRAVE FALECEU


  • Um paciente teve melhora e deixou a UTI; a ocupação das UTIs para o novo coronavírus era de 50% na manhã deste sábado 
  • Hospital aumentou de 5 para 6 leitos de UTIs destinados especificamente para casos graves da Covid-19 
  • São em torno de 20 leitos, com baixa ocupação, para pacientes com suspeitas e confirmados com o novo coronavírus em situação não grave
  • Cidade aguarda liberação pelo Governo para equipar e autorizar o funcionamento no Hospital Regional de mais leitos de UTIs para casos graves da Covid-19 

Foto Oliveira Júnior
Hospital Regional de Janaúba: região da Serra Geral, no Norte de Minas.

Imagem de Oliveira Júnior

Médico Douglas Silveira Freire, Diretor Técnico do Hospital Regional de Janaúba, relata ao site do jornalista Oliveira Júnior sobre a situação da ocupação máxima das UTIs destinadas para os casos graves da Covid-19.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O sistema hospitalar da região da Serra Geral, no Norte de Minas, passou por momento de angústia na noite dessa sexta-feira, dia 5 de junho, e madrugada de hoje, sábado. Isso porque houve uma demanda de pacientes oriundos desta e de outras cidades que estariam, segundo o sistema de saúde, com a Covid-19 e clinicamente em situação grave. Foram quatro internações em pouco tempo no Hospital Regional de Janaíba o suficiente para ocupar todas as vagas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis justamente para os casos graves do novo coronavírus. Nesse caso, eram 5 vagas e já havia paciente em tratamento nessa UTI.
Em contato com o site do jornalista Oliveira Júnior na manhã deste sábado, dia 6, o médico Douglas Silveira Freire, Diretor Técnico do Hospital Regional de Janaúba, confirmou essa situação. “Houve a chegada de pacientes ao mesmo tempo com quadro suspeito e confirmado do novo coronavírus. Todos pacientes (em situação) grave”, explicou o médico.
Diante desse cenário preocupante, a equipe médica, demais profissionais e a direção do hospital providenciaram a adaptação na unidade de saúde e também houve a comunicação do fato à central de leitos do Norte de Minas. Em meio a essa situação, um paciente de 91 anos que estava em estado grave e, de acordo com o sistema de saúde, com o sintoma da Covid-19 veio a falecer.
Definido como referência para atendimento de pacientes que tenham contraído a Covid-19, numa área de 15 municípios e uma população estimada de 300 mil habitantes, o Hospital Regional de Janaúba teve esse momento de preocupação entre a noite de ontem e a madrugada de hoje. Fato que chama a atenção não somente dos profissionais e funcionários deste hospital, assim como da comunidade regional e das autoridades governamentais. Há dias e meses que foram feitas solicitações para a ampliação do número de leitos de UTIs para casos exclusivos do novo coronavírus, no entanto a solução se esbarra na burocracia.
A inquietação e a busca por medida proativa em curto espaço de tempo entre a noite dessa sexta-feira e a madrugada de hoje para que o Hospital Regional pudesse atender os pacientes com urgência, mesmo com a limitação de vagas, possibilitou duas situações antagônicas, uma a esperança de recuperação do estado de saúde de um paciente e a outra a tristeza pela despedida eterna de uma pessoa.
Um paciente que estava em isolamento em UTI apresentou melhora e foi transferido para outra área seguindo o tratamento. Com isso, sobrou essa vaga de isolamento em UTI. Sendo assim, entre a madrugada e a manhã deste sábado, dia 6, a lotação de UTIs para a Covid-19 no Hospital Regional foi contornada. Segundo o médico Douglas Freire, na manhã de hoje, sábado, a ocupação da UTI para os casos da Covid-19 era de 50% com três pacientes sendo assistidos. Isso porque o hospital fez adaptações nas últimas horas e aumentou de 5 para 6 leitos de UTIs para esses casos.
“A população tem que ter consciência disso e que é preciso tomar os cuidados, principalmente agora que aumentaram os casos tanto suspeitas como casos leves, moderados e graves”, declarou o diretor técnico do Hospital Regional, médico Douglas Freire, em entrevista ao site do jornalista Oliveira Júnior. Ele cita ainda que no Hospital Regional há um setor com aproximadamente 20 leitos destinados, até então, para o tratamento de pacientes com suspeita ou que estejam com o novo coronavírus, mas que não sejam casos graves. Nesse setor a taxa de ocupação é baixa.
Com relação aos 5 leitos (agora são 6) de UTIs exclusivos para casos graves da Covid-19, o site do jornalista Oliveira Júnior que os mesmos estão em funcionamento há vários dias, apesar de que o governo ainda não disponibilizou o recurso financeiro para a manutenção desse setor específico, inclusive com a necessidade da contratação de profissionais (médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem) para evitar a sobrecarga da equipe do hospital com atribuições em outros setores dessa unidade de saúde. A expectativa é de que esse aporte financeiro governamental seja disponibilizado o mais breve possível, uma vez que o funcionamento dessas UTIs teria sido avalizado pelo próprio governo.
Outra decisão governamental que precisa ser agilizada é quanto a liberação de recursos para equipar e autorizar o funcionamento no Hospital Regional de Janaúba de mais leitos de UTIs para casos graves da Covid-19, já que essa unidade de saúde é referência para atendimentos de pacientes da região da Serra Geral de Minas composta de 15 municípios, onde, nos últimos dias tem aumentado os casos suspeitos e confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Além disso, o fato ocorrido na noite dessa sexta-feira, dia 5, comprova que, caso não haja a brevidade em medidas preventivas, o problema poderá ser mais agravante.

https://www.oliveirajuniorjornalista.com/2020/06/noite-de-apuros-no-sistema-hospitalar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário