sábado, 14 de agosto de 2021

COVID-19 SANTA CASA DE MONTES CLAROS RECEBE MAIS DE 600 EQUIPAMENTOS HOSPITALARES DOADOS PELO ROTARY

 




COVID-19

SANTA CASA DE MONTES CLAROS RECEBE MAIS DE 600 EQUIPAMENTOS HOSPITALARES DOADOS PELO ROTARY



                                                        


Por Kamila Soares | Fotos por Hudson Brazil

A pandemia é um problema de saúde pública global. Assim, como em outros locais, os hospitais foram os mais afetados. A Santa Casa de Montes Claros precisou se reestruturar rapidamente para atender a grande demanda de pacientes. De acordo com o superintendente da Instituição, Maurício Sérgio, "a Santa Casa foi o hospital que mais atendeu Covid-19 no norte de Minas Gerais. Atualmente, possui 30 leitos de CTI Covid, 29 leitos clínicos para o atendimento desses pacientes e mais 20 apartamentos com essa finalidade. Houveram dias em que tivemos 100% desses pontos ocupados. Mas, hoje, com muita dedicação e cuidado, devemos ter 40% de taxa de ocupação desses leitos".

Diante disso, na tarde desta terça-feira, 10 de agosto, o hospital recebeu uma grande doação proveniente do Rotary totalizando R$18.388,20. Ao todo, foram 629 itens hospitalares de intubação para pacientes com COVID-19, sendo eles filtros autoumidificadores, barreiras para circuitos respiratórios, CGH- Air Traqueo-sistema fechado de Aspiração endotraquial 12, 14 e 16FR e Filtro para ventilação mecânica trocador de calor e umidade. "Todos os nossos pacientes, seja pelo SUS, particular ou convênio, fazem uso dos equipamentos, insumos e medicamentos da mesma forma. Então, esses equipamentos serão muito bem utilizados, principalmente nesse momento turbulento pelo qual nossa cidade passa", afirma Maurício.

Os equipamentos foram adquiridos através do Projeto de Subsídio Global, com destino à Santa Casa de Montes Claros e outros hospitais da região. O objetivo da iniciativa é ampliar e fortalecer o combate à COVID-19. O ex-governador do Distrito 4760 do Rotary Internacional, Nelson Fonseca, enalteceu a atuação do hospital e agradeceu a parceria. "Nosso lema é servir. E vocês estão nos dando essa oportunidade. Nós estamos procurando trabalhar em parceria com quem é excelente na área de atuação. E vocês são".

A indicação dos hospitais, nos municípios da área de jurisdição do Distrito 4760, bem como a quantidade de itens a serem destinados, foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde - que se baseou no número de leitos de Covid existentes em cada uma das entidades.

Essa ação em Minas Gerais faz parte da Campanha Nacional #InformaçãoSalvaVidas, organizada por todos os Rotary Clubs do Brasil. Além de Montes Claros, outros municípios foram igualmente beneficiados pelo Projeto: Betim, Belo Horizonte, Bocaiuva, Bom Despacho, Brasília de Minas, Contagem, Curvelo, Ibirité, Janaúba, João Pinheiro, Pará de Minas, Paracatu, Patos de Minas, Pirapora, Porteirinha e São Gotardo.


**Com informações do Rotary Internacional



ANA PAULA PAIXÃO

Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

Tel.: 38 3229.2205 98834.1267

Nenhum comentário:

Postar um comentário