segunda-feira, 30 de agosto de 2021

SETEMBRO VERDE SANTA CASA PREPARA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO À DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

 

SETEMBRO VERDE

SANTA CASA PREPARA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO À DOAÇÃO DE ÓRGÃOS



                                                                                   Páscoa com amor (1).jpg


Texto por Kamila Soares


O mês de setembro está chegando e com ele muitas ações relevantes no cenário de saúde. Uma delas é a campanha do "Setembro Verde", que tem como objetivo ampliar o conhecimento das pessoas sobre a importância da doação de órgãos e esclarecimento da população sobre o impacto deste ato em prol do próximo, que aguarda em imensas filas de espera.

O projeto se faz importante pois, entre outros motivos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o número de doadores de órgãos caiu 26% no Brasil em 2021 devido à pandemia de Covid-19. Os procedimentos mais afetados foram os de pulmão (62%), rim (34%), coração (34%) e fígado (28%).

Como não poderia ser diferente, a Santa Casa de Montes Claros, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação (CIHDOTT), realizará atividades lúdicas voltadas para o público interno, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, que envolvem uma exposição, um musical e ainda um “quiz” sobre o assunto.

Para a médica e coordenadora da CIHDOTT, Dra. Maria Fernanda Freitas Figueiredo, a principal missão do “Setembro Verde” é esclarecer e incentivar as pessoas a manifestarem para seus familiares sobre a intenção de serem doadoras. "Este projeto visa sensibilizar colaboradores sobre a importância de autorizar a doação de órgãos e também, ganhar tempo na corrida pela vida e pelo bem-estar", conta Maria Fernanda.

Referência regional em Transplante

Atualmente, a Santa Casa de Montes Claros é referência na área de transplantes de medula óssea, tecido musculoesquelético, córnea, fígado e rins em todo o Norte de Minas. No primeiro semestre de 2020, foi o segundo hospital no estado em número de realização de transplantes de rim e fígado.

De acordo com dados da CIHDOTT, entre os meses de janeiro a junho de 2020, a instituição obteve 20 captações de múltiplos órgãos. Destes, foram disponibilizados 14 fígados, 29 rins, 3 corações e 21 córneas para o Sistema Nacional de Transplantes.



ANA PAULA PAIXÃO

Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

Tel.: 38 3229.2205 98834.1267

Nenhum comentário:

Postar um comentário