sábado, 14 de agosto de 2021

ESTIMULAÇÃO DO NERVO VAGO SANTA CASA REALIZA CIRURGIA PIONEIRA NO NORTE DE MINAS

 


Terapia não invasiva promove melhora em pacientes com epilepsia

Por Kamila Soares | Foto: Divulgação


De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de pessoas no mundo todo sofrem de epilepsia. Destas, 3 milhões moram no Brasil. A doença é caracterizada por um distúrbio genético ou uma lesão no cérebro adquirida após trauma ou derrame. Entre os sintomas mais comuns, podemos destacar a confusão mental, movimentos bruscos e incontroláveis dos braços e pernas, tremores, contrações involuntárias dos músculos, perda da consciência e outros mais.

Quando o tratamento medicamentoso não surte os resultados esperados, os médicos podem considerar outros procedimentos como a Estimulação de Nervo Vago (VNS). Procedimento pouco invasivo e que pode reduzir em até 90% as crises convulsivas em pacientes portadores desta doença. Assim, nesta segunda-feira, 9 de agosto, a Santa Casa de Montes Claros se firmou como um dos primeiros centros médicos de Minas Gerais a realizar a cirurgia.

Segundo o neurocirurgião, Gustavo Lages "esta cirurgia utiliza, por meio de um pequeno gerador, impulsos elétricos que fazem a liberação de neurotransmissores a nível cerebral. Assim, aumentaremos o limiar convulsivo do paciente de maneira que irá ajudar a prevenir crises de epilepsia, proporcionando qualidade de vida a esse paciente". O especialista ainda explica que o método - que possui uma alto valor agregado - exige centros médicos com estrutura altamente capacitada, além de uma equipe qualificada. Embora seja pouco conhecido no Brasil, é muito adotado em países da Europa e Estados Unidos.

Os benefícios do procedimento envolvem a redução de crises epiléticas, melhoria na qualidade de vida do paciente, uma quantidade mínima de efeitos colaterais e a possibilidade de proporcionar controle da sua própria vida às pessoas portadoras da doença. Na Santa Casa de Montes Claros, a técnica foi feita em um paciente de 13 anos que possui o diagnóstico de epilepsia desde o seu nascimento. Após anos de tratamento clínico medicamentoso, não houve melhora no quadro, qualificando-o para a cirurgia de VNS.

Para o superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, esta é mais uma de muitas conquistas na área médica. "Este é mais um marco na história da Santa Casa de Montes Claros e que prova o quanto nossa equipe vem trabalhando e se especializando a cada dia para proporcionar os melhores tratamentos, hoje disponíveis. Não é à toa que atualmente nos firmamos como referência para todo o Norte de Minas".

VNS

No ano de 1994 o acesso à Terapia VNS foi disponibilizado a pacientes com Epilepsia Refratária na Europa, ao obter o Certificado de Registro do Produto para comercialização na União Europeia, o CE Mark (Certificado de Registro do produto para Marca CE). Em 1997 a terapia foi aprovada nos Estados Unidos pelo FDA (Food and Drog Administration). E chegou ao Brasil, no ano de 2000, registrada pelo Ministério da Saúde / ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).




ANA PAULA PAIXÃO

Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

Tel.: 38 3229.2205 98834.1267

Nenhum comentário:

Postar um comentário