quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Da teoria à pratica: como o estágio transforma carreiras Saiba como essa prática forma e transforma estudantes em suas trajetórias profissionais

 

Reitor da Una, Rafael Ciccarini: “Além das competências técnicas, o mercado busca profissionais que tenham habilidades como a capacidade de resolver problemas e de inovar, o pensamento crítico, a resiliência e a empatia”

Da teoria à pratica: como o estágio transforma carreiras

Saiba como essa prática forma e transforma estudantes em suas trajetórias profissionais

Neste dia 18 de agosto é celebrado o Dia do Estagiário. A data foi estabelecida em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82. O documento regulamentou a lei existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade.  

Mas porque o estágio é tão importante na vida dos futuros profissionais? Como essa prática forma e transforma os estudantes? De acordo com Girlaine Maria da Cunha Gomes, coordenadora do IEL Hub de Carreiras, o estágio possibilita a conexão entre o conhecimento acadêmico do estudante com a prática no mercado de trabalho. “Isso permite que o estudante tenha uma vivência diferenciada”, pontua.  

Gomes ressalta que o aluno que faz estágio estabelece networking, tem estimulo à inovação, começa a entender como se comportar dentro de uma organização e ganha musculatura necessária para evoluir na sua profissão. “São muitas oportunidades e ganhos neste momento único na carreira”, diz.  

Uma boa oportunidade para o desenvolvimento da trajetória profissional dos jovens estudantes no mercado de trabalho é o programa Residência Industrial, uma realização do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com o Centro Universitário Una. Segundo o reitor da Una, Rafael Ciccarini, o propósito do programa vai ao encontro do que a instituição proporciona nos cursos de graduação desde os primeiros períodos, que é a possibilidade de colocar a mão na massa, e a busca da conexão com o mercado de trabalho. “Hoje, além das competências técnicas, é necessário o desenvolvimento de habilidades como a capacidade de resolver problemas e de inovar, o pensamento crítico, a resiliência, a empatia, e o trabalho em equipe. As indústrias, e as empresas em geral, são os ambientes onde essas habilidades podem ser vivenciadas na prática”, diz.

 

Sobre o programa 

O Residência Industrial visa desenvolver, por meio de uma metodologia estruturada, comportamentos e atitudes conectando jovens profissionais, instituições de ensino e mercado industrial, a partir da visão de um novo mundo, com base em valores e propósitos de forma a fomentar a inovação e a competitividade na indústria mineira. O programa foi desenvolvido pensando em uma vivência que possibilite ao estudante conhecimento, interação e prática. 

Já foram inseridos no mercado de trabalho, através da parceria do IEL e a Ânima Educação, 290 estagiários e 30 Residentes. 

“Acreditamos que a pessoa pode ser protagonista da própria história”, ressalta Mariele Zapula, da Dasein Executive Search, uma das empresas madrinhas do programa. A Dasein já participou do programa de Residência Industrial e a gestora afirma que a iniciativa é uma oportunidade de proporcionar aos estagiários conhecimentos que extrapolem o estágio e a sala de aula. “O estímulo à interação, a inovação e a prática poderão desenvolver competências e habilidades voltadas para a solução de problemas, adaptabilidade, resiliência e análise de cenário, facilitando a adaptação deste futuro profissional ao mercado de trabalho”, reforça Zapula. 

O Programa Residência Industrial possui método criado pelo IEL com quatro trilhas principais de desenvolvimento, trabalhando competências consideradas essenciais para instigar e promover mudança de comportamento. 

 

 


 

 

 

 

 

Izabela Ferreira

Relacionamento com a Imprensa

Rede Comunicação de Resultado

(31) 2537-5731 - 99835-6427

www.redecomunicacao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário