Durante anos, os consumidores de vinho se deleitaram sem culpa, já que ficou provado cientificamente que o vinho tinto pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas.
Mas estudos recentes mostraram que a cerveja também pode beneficiar a saúde.
Porém, vale relembrar que a chave para aproveitar os benefícios desta bebida é a moderação, e neste caso moderação corresponde aum copo de 360 ml ao dia para mulheres e até 2 para homens.
O consumo excessivo de álcool pode danificar o fígado e provocar alguns tipos de câncer ou problemas cardíacos.
Agora, tendo tudo isso em conta, conheça quais são os 10 benefícios da cerveja para o nosso organismo.
1. OSSOS MAIS FORTES
A cerveja contém altos níveis de silício, que está vinculado à saúde dos ossos.
Um estudo realizado em 2009 pela Universidade de Tufts e em outros centros concluiu que os homens e mulheres de idade um pouco mais avançada que consumiam um ou dois copos de cerveja por dia apresentavam uma densidade óssea maior.
Porém, o consumo superior a esses teores foi relacionado ao maior risco de sofrer fraturas.
2. UM CORAÇÃO MAIS SAUDÁVEL
Mais de 100 estudos demonstraram que o consumo moderado de cerveja diminui o risco de ataques cardíacos e morte por doença cardiovascular em 25 a 40%.
Um ou dois copos por dia podem ajudar a elevar os níveis de HDL, o chamado “colesterol bom”, que ajuda a prevenir o entupimento das artérias.
3. RINS SAUDÁVEIS
Um estudo realizado na Filadélfia descobriu que homens que consumiam uma garrafa de cerveja por dia reduziram o risco de desenvolver cálculos renais em 40%.
Uma teoria é que o alto teor de água da cerveja ajudaria a manter os rins trabalhando, e que o lúpulo contido na cerveja ajudaria a evitar a formação de pedras nos rins.
4. UM CÉREBRO MAIS SAUDÁVEL
Um copo de cerveja por dia pode ajudar a manter a doença de Alzheimer e outras demências bem distantes, dizem os especialistas.
5. REDUÇÃO DO RISCO DE CÂNCER
Outro estudo descobriu que quando marinamos carne com cerveja, eliminamos quase 70% dos agentes cancerígenos, chamados aminas heterocíclicas (HCA), produzidos quando a carne é frita.
6. AUMENTO DOS NÍVEIS DE VITAMINA
Uma pesquisa na Holanda comprovou que participantes que consumiam cerveja apresentaram 30% dos níveis mais altos de vitamina B6.Além disso, a cerveja também contém vitaminas B12 e ácido fólico.
7. PROTEÇÃO CONTRA ACIDENTES CEREBROVASCULARES
A cerveja ajuda a prevenir os coágulos do sangue que bloqueiam o fluxo sanguíneo até o coração, pescoço e cérebro.
8. MENOR RISCO DE APRESENTAR DIABETES
Pesquisadores descobriram que o álcool aumenta a sensibilidade à insulina, o que ajuda a proteger o organismo contra o diabetes.
9. PRESSÃO ARTERIAL BAIXA
Os consumidores de cerveja moderados têm menor probabilidade de desenvolver a pressão arterial alta, um fator de risco para o ataque cardíaco.
10. VIDA MAIS LONGA
Consumir cerveja moderadamente previne cerca de 26.000 mortes por ano, devido às menores taxas de doenças cardíacas, derrames cerebrais e diabetes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário