Leito do rio Gorutuba, vazio, no distrito de Barreiro da Raiz, em Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O rio Gorutuba já não corre mais na região do distrito de Barreiro da Raiz, município de Janaúba. O rio está seco e isso pode comprometer o volume de água na barragem do Bico da Pedra, que abastece as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, além de contribuir para a irrigação nos projetos Gorutuba e Lagoa Grande. O leito do Gorutuba mais parece uma estrada, conforme imagens registradas nesta semana.
Estudos feitos por ambientalistas mostram que a maior parte das nascentes do rio Gorutuba, no município de Francisco Sá, também secou. Um empresário que havia feito desmatamento nas imediações de uma das nascentes providenciou o reflorestamento e com isso recuperou a nascente.
Ewerton Barrichelo
Com falta de chuva e devido aos danos ambientais, rio Gorutuba secou na zona rural de Janaúba.
Nessa semana em que foi constatada a falta de água no rio Gorutuba, no distrito de Barreiro da Raiz, houve a redução, nessa quinta-feira, dia 2 de outubro, de 15 centímetros no nível de água na barragem do Bico da Pedra, formada por esse rio, na cidade de Janaúba. Com isso, a represa acumula perda de 10,15 metros no nível de água de sua capacidade. Em outubro do ano passado havia a perda de 14,15 metros no volume de água da barragem gorutubana.
CALOR E CHUVA
Tanto na terça-feira, dia 30 de setembro, quanto na quarta-feira, 1º de outubro, a maior temperatura em Janaúba e em Nova Porteirinha foi 38,2 graus centígrados. Nessa quinta-feira, dia 2, a temperatura máxima atingiu 35,7 graus centígrados, conforme apurações do Instituto Nacional de Meteorologia repassadas ao JORNAL DA SERRA GERAL.
Na noite de quarta-feira, dia 1º, e na tarde dessa quinta-feira, 2 de outubro, choveu na cidade de Janaúba. Foi chuva fina correspondendo a 2 milímetros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário