sábado, 4 de outubro de 2014

RIO GORUTUBA ESTÁ SECO NO DISTRITO DO BARREIRO DA RAIZ, EM JANAÚBA

Ewerton Barrichelo

Leito do rio Gorutuba, vazio, no distrito de Barreiro da Raiz, em Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O rio Gorutuba já não corre mais na região do distrito de Barreiro da Raiz, município de Janaúba. O rio está seco e isso pode comprometer o volume de água na barragem do Bico da Pedra, que abastece as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, além de contribuir para a irrigação nos projetos Gorutuba e Lagoa Grande. O leito do Gorutuba mais parece uma estrada, conforme imagens registradas nesta semana.
Estudos feitos por ambientalistas mostram que a maior parte das nascentes do rio Gorutuba, no município de Francisco Sá, também secou. Um empresário que havia feito desmatamento nas imediações de uma das nascentes providenciou o reflorestamento e com isso recuperou a nascente.
Ewerton Barrichelo
Com falta de chuva e devido aos danos ambientais, rio Gorutuba secou na zona rural de Janaúba.  
Nessa semana em que foi constatada a falta de água no rio Gorutuba, no distrito de Barreiro da Raiz, houve a redução, nessa quinta-feira, dia 2 de outubro, de 15 centímetros no nível de água na barragem do Bico da Pedra, formada por esse rio, na cidade de Janaúba. Com isso, a represa acumula perda de 10,15 metros no nível de água de sua capacidade. Em outubro do ano passado havia a perda de 14,15 metros no volume de água da barragem gorutubana.
CALOR E CHUVA
Tanto na terça-feira, dia 30 de setembro, quanto na quarta-feira, 1º de outubro, a maior temperatura em Janaúba e em Nova Porteirinha foi 38,2 graus centígrados. Nessa quinta-feira, dia 2, a temperatura máxima atingiu 35,7 graus centígrados, conforme apurações do Instituto Nacional de Meteorologia repassadas ao JORNAL DA SERRA GERAL.
Na noite de quarta-feira, dia 1º, e na tarde dessa quinta-feira, 2 de outubro, choveu na cidade de Janaúba. Foi chuva fina correspondendo a 2 milímetros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário