segunda-feira, 23 de junho de 2014

Resta à grande imprensa lançar 'Em 2016 não vai ter Olimpíadas!'



Sim, é inegável: Nossa Copa é um sucesso total. Sucesso de organização e de segurança. Sucesso de infraestrutura, com aeroportos tendo transtornos normais a qualquer evento extraordinário em que o número de passageiros é quintuplicado. Sucesso esportivo: é a Copa com o maior número de gols de todos os tempos. Excelente nível técnico marca esse torneio mundial de futebol. Mesmo sendo seu êxito praticamente escanteado das primeiras páginas, dos editoriais e do o jeto de atenção dos colunistas, a verdade é que é um êxito celebrado por The New York Times, Olé (da hermana Argentina!), El País, ESPN, Fox, YAHOO! e dezenas de importantes meios de comunicação sediados fora do Brasil.
O caos ocorreu sim. E foi o caos da grande mídia - disseminaram tudo o que poderia para tirar o brilho da copa, diminuir o apoio da torcida ao Brasil, gerar desconfiança quanto ao êxito que estamos testemunhando. E quebraram a cara. A festa verde-amarela poderia ser ainda um pouquinho maior se tivéssemos ao lado da população que torce pelo país-Sede os canais de tv, os jornais, as rádios e as revistas. Mas é didático o que está acontecendo: já não existe um poder midiático capaz de alterar substancialmente a realidade. E assim as pessoas descobrem em quem podem confiar. E fica claro que não se pode mais confiar na grande imprensa brasileira.
Esse foi o verdadeiro caos dessa Copa - a descoberta do quão ultrajante podem ser meios de comuniçação que privilegiam sua agenda própria - a manutenção do monopólio, o poder de pressão contra o estado de direito, o corporativismo cego levado às últimas consequências. Um caos com gosto de goelada às avessas - chuva de gols contras. Arquibancadas não caíram, aeroportos não tiveram problemas em suas torres de controles, e até a tromba d'água que ameaçou a bela Arena das Dunas, em Natal, gerando destruição na cidade do Sol, deixou intacto o estádio e ainda ganhou comentários de satisfação com a qualidade da Arena e o sucesso da Copa de ninguém menos que Joe Biden, o vice-presidente de Barack. Obama. Com certeza fica evidente que os potencializadores do caos inventado para essa Copa 2014 deveriam antes ter combinado com a realidade a possibilidade de ocorrência em sériede eventos de natureza catastrófica.
O lead de matéria desta quinta, 19, do portal Brasil 247 registra em tons suaves a goleada sofrida pelo conservador jornador paulistano: 'Ao escrever nesta quinta-feira sobre "A Copa como ela é", o jornal da família Frias, que vinha enfatizando aspectos negativos da organização do Mundial, já admite que não houve caos algum e que as falhas são episódios localizados; aeroportos funcionam normalmente, torcedores estão satisfeitos e o nível técnico é um dos melhores de todos os tempos, com maior média de gols desde 1958; "O bordão 'Imagina na Copa', repetido antes do Mundial como uma crise na infraestrutura e de possível fracasso do evento, não se concretizou", diz o texto; nesse ritmo, torneio caminha para ser mesmo #acopadascopas.'
Resta à recalcitrante grande imprensa desfraldar seu novo cavalo de batalha:
Em 2016 não vai ter Olimpíadas.

Veja outras notícias que o PIG esconde:
Barbosa quer saída teatral do STF no seu último ato

"Mesmo sabendo que será derrotado na votação dos recursos dos réus da Ação Penal 470, o presidente demissionário do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, decidiu pautá-los para quarta (25); objetivo é ter a oportunidade de fazer um derradeiro discurso de justiceiro antes de deixar a Suprema Corte; nos meios jurídicos, sua saída é vista com alívio em razão dos abusos em série que cometeu
Prestes a encerrar sua polêmica passagem pela presidência do Supremo Tribunal Federal - e de resto, pela própria Corte -, o ministro Joaquim Barbosa não abre mão de protagonizar mais uma cena contra os condenados na Ação Penal 470. Após deixar a relatória dos pedidos de trabalho externo de José Dirceu e Delúbio Soares e do pedido de retorno à prisão domiciliar de José Genoino, Barbosa concordou em colocar os processos em pauta nesta quarta-feira (25).
Mesmo sabendo que o pleno deve derrubar as decisões dele, que motivaram esses recursos, o presidente demissionário do STF quer marcar posição e novamente criticar alguns colegas ministros e a reavivar suas opiniões contra os condenados na AP 470. 
 
Imprensa inglesa estranha "elite branca" nos estádios

Miguel do Rosário, Tijolaço 
"O jornal The Guardian fez uma crítica interessante à Copa que até agora não mereceu nenhum comentário de nossa imprensa. Matéria assinada por David Goldblatt fala que, enquanto os gramados (em inglês, pitch) mostram a miscigenação intensa dos países latino-americanos, cujas seleções tem se destacado no torneio, as arquibancadas (stands, em inglês) contam uma “história diferente”.
Chamou a atenção do repórter (eu também já havia reparado nisso, mas na torcida brasileira), a hegemonia absoluta de cidadãos de ascendência europeia nas torcidas das nações latinas.
É evidente que o fato reflete as desigualdades históricas no continente, uma realidade que explica a emergência de governos populares, progressistas, com políticas públicas visando mudar esse quadro.
A matéria faz informações e análises bem mais completas do que o resumo deste post. O problema não acontece apenas nas torcidas latino-americanas, mas de quase todos os países.
Houve incidentes de racismo entre argentinos e mexicanos e observou-se a presença de faixas com inscrições de extrema-direita ou mesmo fascistas, entre torcedores da Croácia e da Rússia.
Ao final, o jornalista alerta que o mundo deveria se preocupar, na organização de um evento que deveria celebrar a diversidade, a paz e o pluralismo, em aumentar a diversidade social e étnica das torcidas."
Os passos da campanha eleitoral
GGN
'O quadro atual do jogo político se dá em cima dos seguintes fatores:
Os grupos de mídia – que hoje em dia se constituem no mais influente partido de oposição - continuam apostando fortemente na guerra. 
 
Nenhum dos três candidatos – Dilma, Aécio e Campos – logrou apresentar um conjunto de ideias capazes de configurar um programa que atenda às expectativas de mudança do eleitorado.
 
Sem plataformas, a eleição se fará em torno da chamada propaganda negativa. E o tom será dado pelos grupos de mídia.
 
De ambos os lados, será a campanha do “não”.
 
***
 
O clima irá se acirrar à medida em que a a candidatura Dilma Rousseff mostre fragilidade. E Dilma equilibra-se entre dois fatores, um positivo, outro negativo.
 
O positivo é a chamada reprecificação.
Sobre Copa: "está dando certo

"Depois de fazer, no início do mês, um discurso duro contra a Copa, sugerindo que tudo daria errado e após criticar a abertura do Mundial, o apresentador do principal programa de auditório do país, na Globo, Fausto Silva, mudou o tom das suas declarações neste domingo (22); "Surpreendentemente, a Copa está dando muito certo. E o que está dando problema é tudo culpa da Fifa. E eles não assumem e colocam a culpa no governo brasileiro. Veja agora o problema da alimentação em Recife, isso é problema da Fifa", disse
Depois de fazer, no início do mês, um discurso duro contra a Copa, sugerindo que tudo daria errado, que os estádios teriam problemas e que os aeroportos não estariam aptos para receber os turistas e após criticar a abertura do Mundial, o apresentador Fausto Silva, do principal programa de auditório do país, na Globo, mudou o tom das suas declarações neste domingo (22).
Foi durante uma entrevista com o ex-jogador de basquete, Oscar Schmidt. Ele até chegou a defender o governo federal das acusações da Fifa, de pequenos problemas.
Segundo Faustão, "surpreendentemente", a Copa está dando muito certo. "E o que está dando problema é tudo culpa da Fifa. E eles não assumem e colocam a culpa no governo brasileiro. Veja agora o problema da alimentação em Recife, isso é problema da Fifa. a Fifa que assuma as suas responsabilidades. E o governo as dele. Cada um do seu lado", disse."
Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania
"No primeiro caderno da última edição dominical da Folha de São Paulo (22/6), uma matéria surpreendente: “Prenúncio de que a Copa seria o fim do mundo não aguentou 3 dias”. Assinada pelo colunista Nelson de Sá, a matéria surpreende qualquer um que lê a imprensa brasileira por ter “empurrado” para a imprensa estrangeira um pecado da imprensa brasileira. O colunista atribui à imprensa estrangeira as previsões negativas sobre a Copa no Brasil.
O caradurismo não é só desse jornalista, mas do próprio jornal – um mea-culpa sobre a cobertura da organização da Copa de 2014 seria imperativo diante daquela que, de fato, está sendo a “Copa das Copas”. E não só pela boa organização do evento, mas pelo que se vê em campo.
A infraestrutura tem funcionado tão bem quanto a que seria esperável em qualquer país do dito “Primeiro Mundo”, os jogos são emocionantes, o nível técnico tem sido altíssimo, o futebol latino-americano vai se impondo sobre o do resto do mundo, levando incontáveis nações das Américas a um verdadeiro orgasmo desportivo.
Eis o que ninguém previu. Ou melhor, eis o que aqueles que previram não puderam dizer devido a uma literal censura da grande imprensa a qualquer ponderação sobre os exageros que estavam sendo cometidos pela imprensa e por partidos de oposição de direita e de esquerda, os quais enganaram os brasileiros com afirmações falsas sobre o financiamento da Copa e sobre problemas corriqueiros em qualquer grande evento."
 

Correio do Brasil 
"A presidenta Dilma Rousseff procurou mostrar harmonia com o desejo de mudança da ampla maioria apontado pelas pesquisas eleitorais e prometeu um plano de transformação do país ao ter sua candidatura à reeleição formalizada pelo PT neste sábado.
– É hora de seguir em frente, companheiras, é hora de fazer mais mudanças, companheiros, é hora de construir mais futuro, queridos militantes e queridas militantes, é hora de ampliarmos a extraordinária transformação pacífica… que estamos fazendo há mais de uma década – disse Dilma.
Listando realizações de seu governo e de seu antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma disse que a campanha, que começa oficialmente em julho, será uma “oportunidade rara na história”, para defender os resultados obtidos e anunciar “um novo ciclo de desenvolvimento”.
A presidenta disse que durante a campanha será possivel “debater e aprofundar” o que chamou de plano nacional de transformação.
 

Pragmatismo Político 
"A Copa do Mundo do Brasil ainda não passou da primeira fase, mas já são fartas as gafes, foras e barrigadas do mundial, especialmente fora do campo.
E, curiosamente, elas nada têm a ver com as previsões das “cartomantes do apocalipse” que alardeavam que o país não seria capaz de organizar o evento e receber bem os turistas estrangeiros. Muito pelo contrário.
Os estádios ficaram prontos, os aeroportos estão funcionando, os gringos estão encantados com a receptividade brasileira e a imprensa estrangeira já fala em “Copa das Copas”.
Confira, então, os principais micos do mundial… pelo menos até agora!
1 – O fracasso do #NãoVaiTerCopa
Mesmo com o apoio da direita conservadora, da esquerda radicalizada, da mídia monopolista e dos black blocs, o movimento #NãoVaiTerCopa se revelou uma grande falácia. As categorias de trabalhadores que aproveitam a visibilidade do evento para reivindicar suas pautas históricas de forma pacífica preferiram apostar na hashtag #NaCopaTemLuta, bem menos antipática e alarmista. E os que continuaram a torcer contra o evento e o país, por motivações eleitoreiras ou ideológicas, amargam o fracasso: políticos perdem credibilidade, veículos de imprensa, audiência e o empresariado, dinheiro!

"Neste fim de semana, Estado de S. Paulo, Folha e até Veja reconhecem o erro dos que previram caos durante o Mundial de 2014; na Folha, "prenúncio de que Copa seria o 'fim do mundo' não aguentou 3 dias"; no Estado, "apesar de problemas, Copa vence o caos"; em Veja, a mesma que previa que os estádios ficariam prontos apenas em 2038, "Só alegria até agora"; será que você foi enganado pelos arautos do "Imagina na Copa"?
A mídia familiar brasileira reconhece: seus leitores foram enganados nos meses que antecederam a Copa do Mundo de 2014. Sabe aquele bordão, o Imagina na Copa? Ou a teoria de que os estádios não ficariam prontos e haveria caos nos aeroportos? Era apenas terrorismo midiático, com óbvias intenções políticas.
Não é exatamente isso o que dizem os jornais deste domingo, mas, assim, poderia ser escrita a história de como grandes conglomerados de mídia desembarcaram da teoria do caos na Copa.

22 comentários:

  1. Thanks for sharing a great article.
    You are providing wonderful information, it is very useful to us.
    Keep posting like this informative articles.
    Thank you.

    Get to know about [pii_email_3a9d3c10845f8b9d77b2]

    ResponderExcluir
  2. What are the Amazon Saheli Quiz Answers For Today To Win Rs.10,000 Amazon Pay Balance with questions?

    Know more details about the Amazon Saheli Quiz Answers.

    ResponderExcluir
  3. Once you notice [pii_email_5b2bf020001f0bc2e4f3] on your screen, then you must fix it at the soonest. What Are the Reasons Behind the [pii_email_5b2bf020001f0bc2e4f3] Email Error?

    ResponderExcluir
  4. Now a day’s security is playing very important role in our real and virtual life. All mobile security apps are becoming stronger because malware attacks and viruses also becoming stronger every day.

    Know more about the Content://com.avast.android.mobilesecurity/temporaryNotifications.

    ResponderExcluir
  5. Thanks for sharing a great article.
    You are providing wonderful information, it is very useful to us.
    Keep posting like this informative articles.
    Thank you.

    Get to know about [Pii_email_632dbc9f9aa7f38a8155]

    ResponderExcluir
  6. There are several methods to solve this error. Here is an operational fault, and you can withdraw it by following any of these methods. Some of these techniques are explained below [pii_email_e6685ca0de00abf1e4d5]

    ResponderExcluir
  7. Computer networks are the basis of communication in IT. They are used in a huge variety of ways and can include many different types of network. A computer network is a set of computers that are connected together so that they can share information. The earliest examples of computer networks are from the 1960s, but they have come a long way in the half-century since then.

    computer network

    ResponderExcluir
  8. I have bookmarked your website because this website articles is very valuable information in it. I am really happy with content posts quality and presentation what you sharing here Thanks a lot for keeping great stuff. I am very much thankful for this website. Assignment Help Australia -
    Assignment Help Perth -
    Assignment Help Brisbane

    ResponderExcluir
  9. largest companies by market cap. Market capitalization is a quick and easy method for estimating a company's value by extrapolating what the market thinks it is worth for publicly traded companies. HDFC Bank Limited market cap and JD.com Inc. market cap

    ResponderExcluir
  10. Extremely decent article information share this site and I am really extremely happy to visit your website releases. I check your articles regular and attempt to take in something from your many posts. Much obliged to you and sitting tight for your new updates in future and Really so glad with your skills. Thank you and best wishes for new updates. do my assignment - college homework help - assignment writing service

    ResponderExcluir
  11. Very nice blog, Thanks for sharing great article putting it all together for us.
    noc it term

    ResponderExcluir
  12. different types of firewalls
    This is the oldest firewall type out there. They are designed to create checkpoints at individual routers or switches.

    ResponderExcluir
  13. Excellent Blog! I would like to thank for the efforts you have made in writing this post. I am hoping the same best work from you in the future as well. I wanted to thank you for this websites! Thanks for sharing.
    criminal law assignment help -
    apa referencing -
    law assignment help

    ResponderExcluir
  14. This is valuable information on the post informative blog i got

    ExtraTorrent Proxy List of Unblock all Extratorrent Proxy Sites latest

    Tamilyogi Proxy Unblock Tamilyogi cc proxy List 2022 Movie Download

    List of Unblock Limetorrents Proxy Mirrors sites Limetorrents Proxy

    list Unblock Extratorrents Proxy {100% Working Sites} Extratorrent proxy

    SkyTorrents Proxy unblock SkyTorrents Proxy List {100% Working Sites}

    4K Video Downloader License Key and Crack Full Activation Key

    Technology Write for us – Submit Guest Post on Business, Mobile, Education Topics

    PGsharp Key list Generator PGsharp Free Activation Key 2022

    ResponderExcluir
  15. If you need expert help with your homework and are seeking for Homework Assistance Malaysia, go to Malaysiaassignmenthelp.com to obtain the best homework help in Malaysia and have your homework written by a team of specialists without any errors.

    ResponderExcluir
  16. The new report by Expert Market Research titled, ‘Global Blow Moulds Market Report and Forecast 2022-2027’, gives an in-depth analysis of the global Blow Moulds Market, assessing the market based on its segments like types, growth, applications, and major regions. The report tracks the latest trends in the industry and studies their impact on the overall market upcoming years. The market growth can be attributed to the growing demand for blow moulds in various end use sectors such as personal care, automotive, and medical, among others. With the growing utilisation of blow moulds in the manufacturing of various automobile components, the market is witnessing robust growth. The major players in the market are Kiefer Mold Technologies, Heise Industries Inc, GDXL, Creative Blow Mold Tooling, Cado Company, Valencia Plastics Inc., and PET Technologies, among others. Get more information of Pharmaceuticals, Food and Beverage, Health, Technology, Retail, Chemical and Materials, Energy and Mining, Packaging and Agriculture business reports contact Expert Market Research for an Analyst Brief, Our experts will help you take an informed market decision to achieve market growth.

    ResponderExcluir
  17. Experience the heavenly combination of caramel chocolate in Jeddah, where indulgence meets perfection. With its luscious caramel filling enveloped in smooth, premium chocolate, these caramel chocolates are a true delight for the senses, offering a moment of pure bliss with every bite.

    ResponderExcluir
  18. Thank you for sharing this informative blog with us. Your blog is very useful for us. Are you a student in Australia seeking academic support and guidance to excel in your studies? So, homework help in Australia is a valuable educational resource designed to assist students of all ages in navigating the challenges of their academic journey. Whether you're a primary school student grappling with basic math or a university student working on a complex research project, our services are tailored to meet your specific needs. Our team comprises dedicated educators, subject matter experts, and experienced tutors who are well-versed in the Australian curriculum. We are committed to providing you with the support you need to excel in your studies, foster a deeper understanding of your subjects, and ultimately achieve your academic goals.

    ResponderExcluir
  19. Content://com.avast.android.mobilesecurity/temporaryNotifications is a URI (Uniform Resource Identifier) associated with Avast Mobile Security, an app designed to protect Android devices from various threats, including viruses, malware, and other cybersecurity risks

    ReplyDelete

    ResponderExcluir