quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Bancada do Norte vai cobrar investimentos em saneamento e transporte - MG.




A Bancada do Norte se reuniu, nesta terça-feira (17), para tratar de demandas importantes para a região, em especial para discutir a necessidade do aumento de investimentos da Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), sobretudo no Jequitinhonha, que vem sofrendo com os serviços prestados pela empresa.
Diversos municípios já se queixaram com os deputados da ausência de investimentos em saneamento, da falta de água e de esgoto, sem falar em obras atrasadas e descumprimento de contratos. A bancada decidiu intervir pelos prefeitos, junto ao governador Romeu Zema, e pedir prioridade e providências para a situação que se arrasta na região.
Os deputados anunciaram, ainda, que a partir da próxima semana, vão começar a receber entidades representativas da região, que pediram uma agenda com a Bancada, em busca de apoio para seus pleitos e para debater projetos em favor do desenvolvimento regional.
O primeiro encontro será com o reitor da Unimontes, Antônio Alvimar Souza, e na sequência com o superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa. Ambos já apresentaram demandas para a bancada, algumas já solucionadas, como por exemplo, a criação da Subsecretaria de Ensino Superior, dentro da Secretaria de Educação, e outras, que serão tratadas com prioridade pelos deputados.

Encontro Multimodal de Transportes

As discussões levantadas durante a participação do Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, no Encontro Multimodal de Transportes, em Montes Claros, na última semana, também foram tratadas pelos deputados, que consideram a duplicação da BR251 e o projeto do Anel Rodoviário Norte, os principais desafios a serem vencidos pela região na área dos transportes.
A bancada foi unânime em assumir essa pauta e fortalecer as ações, em articulação com os governos Estadual e Federal, e juntamente com os deputados federais votados no Norte de Minas, em busca de investimentos para as rodovias que são fundamentais para interligar a região ao restante do país além de promover o desenvolvimento comercial, local e regional.
O deputado federal Marcelo Freitas, se comprometeu em intermediar uma agenda com o ministro Gustavo Canuto, junto com a Bancada do Norte. O ministro afirmou, durante visita à região, que o Norte de Minas é prioridade, por estar na área de abrangência da Sudene e, por isso, está incluído no Plano de Desenvolvimento do Governo Federal, com previsões de ações de mobilidade, saneamento e a questão hídrica.

Na foto: O coordenador da Bancada do Norte, deputado Tadeu Martins Leite, e os deputados Carlos Pimenta, Zé Reis, Leninha, Virgílio Guimarães, Arlen Santiago e Gil Pereira.


Andresa Oliveira Santos Resende
Gabinete do Deputado Tadeu Martins Leite
(31) 2108-5899

Nenhum comentário:

Postar um comentário