sexta-feira, 13 de setembro de 2019

IFNMG marca presença na Fenics com curso de informática em laboratório móvel




Quem visitar a 24ª edição da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics), de 12 a 15 de setembro, vai se deparar com a carreta do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) no espaço aberto da Feira. É que durante a Fenics, 50 mulheres farão um curso de informática no laboratório que fica dentro do caminhão.
A ação está sendo possível graças a uma parceria que envolve a Associação Comercial e Industrial (ACI), de Montes Claros, a Escola Estadual Américo Martins e a Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG. Segundo o responsável pelo Núcleo Relações com o Mundo do Trabalho e da Educação Técnica e Tecnológica, o administrador e servidor do IFNMG/ Reitoria, Wadingthon Veloso Silva, o IFNMG propôs à ACI a oferta de cursos para públicos diversos. Foi, então, acertado que o primeiro curso aconteceria, à tarde, durante a Fenics, tendo como público-alvo a comunidade feminina da Escola Américo Martins.
“Estar dentro da Fenics também é uma oportunidade para o público da Feira conhecer um pouco mais o IFNMG, para as pessoas saberem que o Instituto é uma instituição pública, e não privada, e que a nossa base se sustenta pela oferta de uma educação pública e de qualidade”, afirma o servidor, que ainda explica que a continuidade dos cursos, após a Fenics, será no IFNMG-Campus Montes Claros.
Do lado das mulheres
Há uma razão para o curso abranger apenas estudantes mulheres: promover o empoderamento feminino e incentivar o empreendedorismo entre as mulheres. É essa a base de dois projetos desenvolvidos na Escola Estadual Américo Martins, que fica no Jaraguá I, em Montes Claros, e são coordenados pelas professoras de português Sande Almeida e Liliane Mendes.
Para a professora Sande, o propósito do curso voltado para mulheres visou envolver toda a comunidade, “não só as alunas da escola, mas mães de estudantes, tias. Por isso, localizamos quem estava envolvida nos projetos da escola, observamos a necessidade de capacitação e de trabalhar e as meninas que precisam desse incentivo, dessa motivação”, explica Sande.

Estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Américo Martins estão bastante animadas com o curso, principalmente as que estão de olho nas oportunidades do mercado de trabalho. É o caso de Karolaine dos Santos Barbosa (à direita, na foto), 17 anos, que ainda não tinha feito nenhum curso de informática. “Esse curso vai ajudar bastante para o mercado de trabalho, porque a maioria dos serviços precisa do curso de informática”, fala a estudante. A estudante Gabrielle Souza da Silva (à esquerda, na foto), 18 anos, também sabe que fazer esse curso é, de fato, uma oportunidade, já que o curso é inteiramente gratuito. “Muitas vezes não temos dinheiro para pagar”, diz.
O Instituto sabe da importância da tecnologia para estar inserido no mercado de trabalho. Por isso, a oferta de um curso de informática pode ser o primeiro passo de quem deseja ter espaço em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. É o que pensa o professor do IFNMG Flávio Santos Medeiros Fonseca, que está ministrando esse curso de informática. “A satisfação de estar ministrando esse curso é muito grande, porque temos esse compromisso de poder oferecer cursos que podem ajudar na formação e na capacitação delas”, enfatiza o professor.
Para a professora Liliane, o objetivo está sendo alcançado, porque a ideia é “buscar qualificação para as mulheres”, depois de ter discutido temas como feminismo e machismo na escola. “Quando a mulher está qualificada, ela pode, por exemplo, sair de uma realidade de violência, de relacionamentos abusivos, principalmente porque ela terá mais independência”, analisa a professora.
Carreta
A carreta-laboratório do IFNMG já é famosa pelas estradas no Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Vários cursos já foram ministrados em seu laboratório, que é equipado com computadores, mesas, cadeiras e ar-condicionado. Só neste ano, a carreta já passou por Januária e Arinos e já esteve estacionada próxima à Amams, numa ação que capacitou 150 professores do ensino fundamental de 47 municípios do Norte de Minas.
Não tem jeito, por onde passa, a carreta chama a atenção. E não é só pelo tamanho. O baú do caminhão é todo plotado com uma arte que abrange o mapa e os principais ícones de cada cidade onde o IFNMG tem Campus.
A ideia da arte foi pensada em conjunto com servidores do IFNMG e executada pelo programador visual do IFNMG/Reitoria Marcos Aurélio Maia. “Da ideia até a finalização do projeto, demorou quase três anos para modificar a arte antiga para a atual. Inicialmente, a arte, com o mapa e os ícones de cada cidade, foi pensada para compor as peças em comemoração aos 10 anos do IFNMG, celebrado no ano passado. Então, também decidimos plotar o caminhão com essa mesma arte, que mostra um pouco da história do Instituto, o seu alcance e a sua dimensão em Minas Gerais”, explica o servidor Marcos Aurélio.


Sugestão de legendas/ descrição das fotos

Foto 1 - As professoras Liliane Mendes e Sande Almeida desenvolvem na Escola Estadual Américo Martins, que fica no Jaraguá I, projetos que visam ao empreendedorismo e empoderamento feminino. Desse projeto surgiu a parceria com o IFNMG que culminou na oferta de um curso de informática para 50 mulheres, entre estudantes da escola e familiares. No centro da foto, o responsável pelo Núcleo Relações com o Mundo do Trabalho e da Educação Técnica e Tecnológica, o administrador e servidor do IFNMG/ Reitoria, Wadingthon Veloso Silva, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão



Foto 2 -   A estudante Karolaine dos Santos Barbosa (à direita, na foto), 17 anos, e a estudante Gabrielle Souza da Silva (à esquerda, na foto), 18 anos, estão fazendo o curso de informática 




Foto 3 - A carreta estará exposta durante a programação da 24ª edição da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics), de 12 a 15 de setembro

Fotos de Marcos Aurélio Maia 

-- 
Coordenação de Comunicação/Reitoria  
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
Contato: (38) 3218-7346
Jornalistas responsáveis:
Andreia Pereira: (38) 99132 7501
Juliana Paiva: (38) 98801-4529

Nenhum comentário:

Postar um comentário