quinta-feira, 12 de setembro de 2019

SANTA CASA DE MONTES CLAROS É PRESENÇA CONFIRMADA NA 24ª FENICS

Texto: Ana Paula Paixão /Foto: Ascom Santa Casa

Entre os dias 12 e 15 de setembro, a Santa Casa de Montes Claros participa da 24ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços – FENICS. Este ano, o hospital apresenta novidades e avanços do Centro de Diagnóstico e Terapia Endovascular (CEDITEN), no que diz respeito a exames diagnósticos e intervenções terapêuticas para o tratamento de diversas doenças, especialmente as cardíacas e neurológicas; e o credenciamento pelo Ministério da Saúde do novo Serviço de Transplante de Tecido Musculoesquelético.


Neurocirurgia Endovascular

Trata-se de uma área de atuação da neurocirurgia que congrega vários procedimentos minimamente invasivos que tratam de lesões vasculares complexas no cérebro e medula, coluna, cabeça e pescoço. Durante os procedimentos são utilizados micro cateteres, além de dispositivos como balões, espirais embolizadoras, adesivos líquidos, e stents.  O neurocirurgião endovascular navega, em tempo real, desde a artéria femoral ou artéria radial até as artérias cerebrais visando corrigir os problemas detectados, como por exemplo um aneurisma cerebral, sem a necessidade de craniotomia (abertura do crânio).

O neurocirurgião Marcílio Monteiro, explica que “com o funcionamento da Unidade de AVC Santa Teresa de Calcutá, o CEDITEN passa a oferecer  o tratamento mais atual e completo para  AVC isquêmico agudo, que é a ‘trombectomia mecânica’. Este procedimento permite a desobstrução da artéria cerebral  acometida, restabelecendo o fluxo sanguíneo cerebral normal no cérebro promovendo uma recuperação mais rápida e completa do paciente”.

Serviço de Cardiologia com Especialidade em Arritmia Cardíaca

Além dos serviços que o hospital já oferece através do CEDITEN, o Centro de Diagnóstico conta agora com serviço exclusivo de Cardiologia com Especialidade em Arritmia Cardíaca. O superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio, ressalta que “manter o bom funcionamento do coração é um dos grandes desafios da atualidade, quando as doenças cardiovasculares ainda estão entre as principais causas de mortalidade no Brasil. Nesse cenário, a Santa Casa de Montes Claros possui um papel fundamental e direciona esforços para os cuidados com a saúde cardíaca da população e inova se tornando a primeira unidade do Norte de Minas a oferecer o Serviço de Cardiologia com Especialidade em Arritmia Cardíaca, 24 horas”, explica.

O cardiologista Bruno Barreto, um dos responsáveis pela área de arritmia cardíaca, explica que o serviço “é destinado para identificação de causas de palpitações, desmaios e outras disfunções cardiovasculares. O atendimento abrange diagnósticos e o tratamento, tanto das bradiarritmias como das taquiarritmias, além de diagnosticar o tipo arritmia e prevenir a morte súbita.

Serviço de Transplante de Tecido Musculoesquelético

Outra novidade que poderá ser conferida no stand da Santa Casa é o novo Serviço de Transplante de Tecido Musculoesquelético. Além dos transplantes de córneas, rim e fígado, a Santa Casa de Montes Claros foi credenciada para o transplante de Tecido Musculoesquelético (PORTARIA Nº 913, DE 30 DE JULHO DE 2019). Este tipo de transplante, em números, é o mais realizado no mundo. O Brasil é o segundo país transplantador, perdendo apenas para os Estados Unidos. A Santa Casa de Montes Claros, com a sua vanguarda, agora é o quarto serviço credenciado no Estado de Minas Gerais.

Gustavo Rocha, médico responsável, explica que “o transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto”, fala.

O atendimento pode ser realizado via SUS, convênios e particular.




ANA PAULA PAIXÃO
Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros
Tel.: 38 3229.2205 98834.1267

Nenhum comentário:

Postar um comentário