domingo, 22 de setembro de 2019

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: a superação através da literatura - Conheça a história do escritor baiano Carlos Reis Agni



Todo dia o portador de deficiência física tem que superar: calçadas em péssimas condições, transporte deficiente, preconceito, além de outros obstáculos, mesmo que a Constituição Brasileira assegure a todos o direito de ir e vir. Apesar dos incontáveis desafios, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, dia 21 de setembro, não nos faltam histórias de coragem, dedicação e persistência como a do escritor baiano Carlos Reis Agni, 52 anos. 
Abandonado pelo pai quando criança, Carlos sofreu um acidente aos 9 anos e, desde então, passou a conviver com uma doença degenerativa que, pouco a pouco, lhe roubava os movimentos. Mas não a vontade de viver. “Fui desenganado aos 13 anos. Eu já estava sentenciado a não passar dos 16 anos”, relembra. 
Ele não permitiu que a atrofia o limitasse mesmo preso à uma cadeira de rodas. Seu maior instrumento de superação sempre foi a arte e através da literatura, percorreu caminhos que muitos diriam impossíveis. Hoje, Carlos assina cinco romances, dentre eles: Lágrimas de um Espermatozoide, O Prelúdio do Desejo, Fronteira do Emocional, O Oitavo Dia – Um atalho no Tempo e Diário do Conflito – sua mais recente obra. 
O próximo passo do escritor é dedicar-se a palestras que possam inspirar outras pessoas a sair da inércia e se libertar das aflições cotidianas que são capazes de nos paralisar. “Somos sobreviventes de uma sociedade hostil e predatória. Precisamos voltar para nosso centro para ter consciência de que tudo está em uma grande ordem. Nós é que estamos em desordem”, declara com sabedoria.  
Carlos acredita que, em um grau maior ou menor, todo mundo tem uma deficiência, seja ela mental, intelectual, física ou neurológica. “É por esse motivo, que a deficiência tem que ser analisada de uma forma mais ampla. O amanhã não é pintado como você quer, é como a vida desenha. Infelizmente, o preconceito ainda vai durar séculos. A educação é o valor básico para que a pessoa aprenda a respeitar e adquirir um conceito melhor do outro”, defende. 
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Segundo o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de deficiência física. A data 21 de setembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi instituída, oficialmente, a partir do decreto de lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada extraoficialmente desde 1982. A criação da data comemorativa foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD), grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979. 
Agência Educa Mais Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário