Estatísticas da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) revelam que o número de crimes violentos cresceu 29,8% só nos dois primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em janeiro e fevereiro de 2014, Minas registrou 17.233 crimes, enquanto em 2013, o número de ocorrências no Estado foi de 13.270. Já na comparação entre fevereiro e janeiro deste ano, houve queda de 4,6%.
Entre os crimes que integram as estatísticas, o roubo consumado foi os que teve maior elevação. Conforme os dados, os números passaram de 11.145 nos dois primeiros meses do ano passado, para 15.008 em janeiro e fevereiro deste ano, o que representa crescimento de 34%. Já o número de homicídios se manteve praticamente inalterado no período em comparação, com 731 casos em 2013 e 743 este ano, sendo que 101 cidades apresentaram crescimento enquanto outras 752 tiveram queda ou se mantiveram estáveis.
Em nota, a Seds informou que, até o fim deste ano, serão investidos cerca de R$ 600 milhões na segurança pública de Minas. O efetivo das polícias está sendo ampliado, com a contratação de seis mil novos policiais civis, militares e bombeiros. Ainda conforme o órgão, cerca de 80% das três mil novas viaturas adquiridas para as instituições de segurança também já foram distribuídas no final de 2013 e continuam a ser entregues ainda no primeiro trimestre deste ano.
O secretário de Estado de Segurança, Rômulo Ferraz, acredita ainda que a instalação de mais quatro bloqueadores de celular nas unidades prisionais do Estado também trará impactos na redução dos crimes. O primeiro deles será o do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH. O previsto é que o funcionamento comece nos próximos dias. Já a Penitenciária de Francisco Sá, no Norde de Minas, será a segunda a receber o equipamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário