domingo, 16 de março de 2014

Processo judicial eletrônico será unificado em todo o país

Institucional | 13.03.2014
Divulgação CNJ
Unificação PJE
Unificação dos processos eletrônicos foi discutida durante reunião no CNJ
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) irá participar da unificação dos sistemas dos processos judiciais eletrônicos a ser implementada nas Justiças Federal, do Trabalho e dos Estados.  Atualmente, o TJMG trabalha com três soluções tecnológicas diferentes. Cada uma foi adotada em ocasiões distintas, atendendo às necessidades específicas de áreas variadas. A meta do Tribunal, contudo, é migrar os dados do Projudi e do Jippe - implantado no último dia 10 - para o PJe, que será o único sistema adotado a partir de 2018.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a unificação dos sistemas foi acordada em 11 de março, durante reunião da Comissão Permanente de Tecnologia da Informação e Gestores do PJe, realizada na sede do Conselho, em Brasília. Participaram da reunião os conselheiros Rubens Curado e Gisela Gondin e os representantes do Comitê Gestor do PJe para os tribunais de Justiça dos estados, Wilson Almeida Benevides, de Minas Gerais; para a Justiça do Trabalho, Ana Paula Lockmann e Gisela Ávila Lutz e, para a Justiça Federal, Paulo Sérgio Domingues.

Segundo o conselheiro Saulo Casali, presidente da Comissão Permanente de Tecnologia da Informação e Infraestrutura do CNJ, a unificação será gradual nos tribunais. Os prazos de alteração dos sistemas serão, de acordo com o conselheiro, fixados pelo Comitê Gestor do PJe. “A unificação das versões não significará perda de funcionalidades dos sistemas já existentes. A premissa é que a adoção do PJe represente ganho para os tribunais”, disse Casali, acrescentando que há acordo também sobre a necessidade de o sistema unificado sofrer atualizações automáticas.

Ficou definido ainda que a força-tarefa para ajudar na implementação do PJe, formada por técnicos do CNJ e dos tribunais, começará a trabalhar no dia 31 de março.


Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
TJMG - Unidade Goiás
(31) 3237-6568

Nenhum comentário:

Postar um comentário